Da Educação Especial à Educação Inclusiva: aspectos de uma pesquisa sobre a formação de professores visando à educação matemática inclusiva
Resumo
Neste artigo apresentamos alguns aspectos históricos sobre a formação de professores (de Matemática) para a educação inclusiva, discutindo o tema a partir da pesquisa de Rosa (2013), que teve por finalidade elaborar uma compreensão da forma como os professores se aproximam da educação inclusiva (de alunos com deficiência visual) e a percebem em seu processo de formação. Com a intenção de colaborarmos com uma discussão acerca da história da educação matemática (inclusiva), descrevemos como percebemos o caminho percorrido para se chegar a uma ideia de inclusão, em termos educacionais. Ao nos debruçarmos sobre os memoriais produzidos, conseguimos perceber, em termos de políticas públicas, as modificações e as permanências no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e, de modo particular, nas escolas regulares, bem como tem se dado a formação de professores para atender às exigências (im)postas.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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