Observações Preliminares sobre o Percurso Histórico da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense: da lógica matemática ao cálculo e à educação matemática inclusiva

  • Ana Maria M. R. Kaleff Docente da Universidade Federal Fluminense. Departamento de Geometria, Niterói/RJ
  • Fernanda Malinosky C. da Rosa Doutoranda em Educação Matemática – UNESP/ Rio Claro

Resumo

Neste artigo apresentamos um relato sobre as primeiras conclusões advindas de um estudo sobre o desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediado em Niterói, visando a mostrar a trajetória da inclusão, na sua grade curricular, de disciplinas relacionadas à Lógica Matemática, ao Cálculo Diferencial e Integral, à Educação Matemática e à Educação Inclusiva. Para tanto, analisaremos a evolução das mudanças curriculares, desde a criação do Curso de Licenciatura, na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia, à modificação e implantação do currículo em 2008. Os documentos analisados sobre os currículos são oficiais do Arquivo da Pró-Reitoria de Graduação da UFF e o presente relato é entremeado de observações extraídas de nossa memória.

Referências

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. A Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro, v. 38, p. 09-33, 2001.

ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da.. Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: análises de memoriais de formação, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2013.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Kaleff, A. M. M. R., & Rosa, F. M. C. da. (2022). Observações Preliminares sobre o Percurso Histórico da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense: da lógica matemática ao cálculo e à educação matemática inclusiva . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 156-165. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15117
Seção
Mesas redondas - submetidas