Observações Preliminares sobre o Percurso Histórico da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense: da lógica matemática ao cálculo e à educação matemática inclusiva
Resumo
Neste artigo apresentamos um relato sobre as primeiras conclusões advindas de um estudo sobre o desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediado em Niterói, visando a mostrar a trajetória da inclusão, na sua grade curricular, de disciplinas relacionadas à Lógica Matemática, ao Cálculo Diferencial e Integral, à Educação Matemática e à Educação Inclusiva. Para tanto, analisaremos a evolução das mudanças curriculares, desde a criação do Curso de Licenciatura, na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia, à modificação e implantação do currículo em 2008. Os documentos analisados sobre os currículos são oficiais do Arquivo da Pró-Reitoria de Graduação da UFF e o presente relato é entremeado de observações extraídas de nossa memória.
Referências
KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. A Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro, v. 38, p. 09-33, 2001.
ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da.. Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: análises de memoriais de formação, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2013.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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