Exames de admissão ao ginásio, mudanças na avaliação escolar e programas de aritmética do primário em tempos de Escola Nova: o que nos mostram os documentos
Resumo
Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Os exames de admissão em uma escola do interior do estado de Santa Catarina, de autoria de Deise Leandra Fontana e Roberto João Eissler (aqui indicado por T1); A matemática elementar em Pelotas: cursos preparatórios e exames de admissão do Gymnasio Pelotense, de autoria de Mélany dos Santos Mello e Diogo Franco Rios (aqui indicado por T2); A era dos testes e a aritmética para o ensino primário: as mudanças na avaliação escolar em tempos da pedagogia científica, de autoria de Nara Vilma Lima Pinheiro e Wagner Rodrigues Valente (aqui indicado por T3) e Análise de alguns programas de aritmética para o ensino primário em tempos de Escola Nova, de autoria de Viviane Barros Maciel (aqui indicado por T4).
Referências
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, 1990, p.177-229.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado