Exames de admissão ao ginásio, mudanças na avaliação escolar e programas de aritmética do primário em tempos de Escola Nova: o que nos mostram os documentos

  • Maria Cecilia Bueno Fischer Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS.

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Os exames de admissão em uma escola do interior do estado de Santa Catarina, de autoria de Deise Leandra Fontana e Roberto João Eissler (aqui indicado por T1); A matemática elementar em Pelotas: cursos preparatórios e exames de admissão do Gymnasio Pelotense, de autoria de Mélany dos Santos Mello e Diogo Franco Rios (aqui indicado por T2); A era dos testes e a aritmética para o ensino primário: as mudanças na avaliação escolar em tempos da pedagogia científica, de autoria de Nara Vilma Lima Pinheiro e Wagner Rodrigues Valente (aqui indicado por T3) e Análise de alguns programas de aritmética para o ensino primário em tempos de Escola Nova, de autoria de Viviane Barros Maciel (aqui indicado por T4).

Referências

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, 1990, p.177-229.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Fischer, M. C. B. (2022). Exames de admissão ao ginásio, mudanças na avaliação escolar e programas de aritmética do primário em tempos de Escola Nova: o que nos mostram os documentos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 254-259. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15126
Seção
Sessões Coordenadas