As Noções de Matemática no Ensino Pré-Primário Paranaense na Década de 1960

  • Reginaldo Rodrigues da Costa Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisador do Grupo de Pesquisa de História das Disciplinas Escolares – GPHDE, membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT. Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

Resumo

O presente texto é resultado de um estudo desenvolvido sobre o ensino inicial da matemática no Ensino Pré-Primário paranaense na década de 1960. O objetivo tinha como intenção revelar e descrever o encaminhamento, dado pela Secretaria do Educação e Cultura do Estado do Paraná - SEC, contido nas orientações oficiais para este nível de ensino e também no campo da matemática. Para o trabalho historiográfico foi necessário realizar um levantamento de fontes oficiais relacionadas com este nível de ensino, dentre elas: o Sistema Estadual de Ensino do Paraná, o Regimento do Jardim de Infância do Estado do Paraná, as Orientações de Elaboração de Atividades, Guia de Ensino do Ensino Pré-Primário (Paraná, Rio Grande do Sul e Guanabara), Relatórios de Governo e de Secretário da Educação do Estado do Paraná. A partir da análise das orientações paranaenses foi possível estabelecer relações entre o Ensino PréPrimário do Paraná com outros estados como, por exemplo Guanabara e Rio Grande do Sul, e também com as orientações instituídas pelo Ministério da Educação e Cultura. O ensino das noções e dos conceitos matemáticos (de espaço e forma e número), segundo essas orientações, deveria ocorrer por meio da manipulação de objetos e também com o uso de recursos e materiais pedagógicos. O estudo mostrou também que mesmo de forma implícita elementos da matemática moderna permearam essas orientações, principalmente no que se refere aos métodos e ensino e de recursos didáticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, DF, 28 dez. 1961.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna − 1961 a 1982. Curitiba: CRV, 2013.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

MEC. Matemática na escola primária. Guanabara: Programa de Emergência, 1962.

NICOLLETTI, Laura Maria. Ensinando matemática reformulada às classes de Jardim de infância e 1º ano. Porto Alegre: Edições Tabajara, 1968.

NEY BRAGA. Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa. Curitiba, 1962.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Plano Trienal de Educação. Curitiba, 1963.

PARANÁ. Ensino Pré-Primário: Regimento dos jardins de infância e planejamento de atividades. Curitiba: SEC, 1963a.

PARANÁ. Sistema Estadual de Ensino: Lei nº 4.978/64. Curitiba: Conselho Estadual de Educação, 1964.

PARANÁ. Manual do professor primário do Paraná. v. 2, Curitiba, 1964.

PARANÁ. A educação no Paraná: Relatório do Secretário da Educação e Cultura Sr. Véspero Mendes. Curitiba, 1964.

PARANÁ. Relatório do Governo Ney Braga: 1961-1965. Curitiba, 1965.

PARANÁ. Preparando os sabidões: processos que auxiliam a alfabetização. Curitiba: SEC-FUNDEPAR, 1966.

SILVA, Maria Helena Braga Rezende da. Didática da matemática: iniciando a matemática moderna. Guanabara: Editora Conquista, 1968.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Costa, R. R. da. (2022). As Noções de Matemática no Ensino Pré-Primário Paranaense na Década de 1960 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 332-348. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15134
Seção
Sessões Coordenadas