Geometria e Desenho nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
Resumo
Este texto tem como propósito apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida no campo da História da Educação Matemática e que tem como objetivo examinar possíveis relações, ou não, empregadas entre os programas de ensino para as disciplinas de geometria e desenho para a escolaridade inicial nos grupos escolares catarinenses, entre as décadas de 1910 à 1970. Em particular, neste texto, buscamos discutir quais eram os conteúdos que permitiam ao ensino de geometria e desenho se constituírem como matérias escolares. Nessa direção, buscamos trazer os discursos e enunciados que regeram o ensino desses saberes em um determinado momento, por meio dos programas de ensino, referentes aos anos de 1911, 1914, 1920, 1928 e 1946. Desta forma, ao trazer os conteúdos propostos para tais ensinos nesses programas de ensino, foi possível destacar que esses programas prescreviam orientações metodológicas e regras de funcionamento a serem seguidas para o ensino de geometria e do desenho nos grupos escolares.
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da História. Bauru, SP: Edusc, 2007.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Editora: Graal Editora, 1984.
_______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2008.
GASPAR DA SILVA, V. L. Vitrines da República: Os grupos escolares em Santa Catarina (1889 – 1930). In: VIDAL, D. G. (org.). Grupos Escolares: Cultura Escolar Primária e escolarização da Infância no Brasil (1893 – 1971). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 341 – 376.
NÓBREGA, P. Grupos Escolares: Modernização do Ensino e Poder Oligárquico. In:
DALLABRIDA, N. Mosaico de Escolas: Modos de Educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, p. 253-280.
SANTA CATARINA. Decreto n. 585, de 19.04.1911. Dispões sobre o Regulamento Geral da Instrução Pública. Secretária de Educação e Cultura, Santa Catarina, 1911.
_______. Decreto n. 587, de 22.04.1911. Dispõe sobre os Programas dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Santa Catarina. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1911.
_______. (1914a). Decreto n. 795, de 02.05.1914. Dispõe sobre o Regimento Interno dos Grupos Escolares. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1914.
_______. (1914b). Decreto n. 796, de 02.05.1914. Dispõe sobre os Programas dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Santa Catarina. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1914.
_______. Decreto n. 1. 322, de 29.01.1920. Dispõe sobre os Programas dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Santa Catarina. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1920.
_______. Decreto n. 2.218, de 24.10.1928. Dispõe sobre os Programas dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Santa Catarina. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1928.
_______. Decreto n. 3.732, de 18.11.1946. Dispõe sobre os Programas dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Santa Catarina. Secretária de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino, Estado de Santa Catarina, 1946.
TEIVE, G. M. G.; DALLABRIDA, N. A escola da República: Os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. 199 p
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado