Pesquisa-filosofia em Histórias da Educação Matemática

  • Cláudia Regina Flores 8 Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora Produtividade CNPq

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar considerações acerca de três trabalhos apresentados no II ENAPHEM. Os trabalhos são tomados como característicos de uma
pesquisa-filosofia, uma vez que dialogam com conceitos da filosofia e da história, fugindo de uma imagem positivista de pesquisa histórica da Educação Matemática, ao operar com conceitos tais como historicidade, saber, discurso, poder, verdade, linguagem. A título de contribuição, teço alguns comentários que levam, no conjunto, a uma reflexão das ferramentas teóricas utilizadas nas pesquisas.

Referências

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Univeristária, 2000.

___________. O Cuidado com a Verdade. In: MOTTA, M. B. da. Foucault, Michel. Ética, política, sexualidade. Ditos e Escritos V. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Univeristária, 2006.

____________. A Vontade de Saber. 18ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida no 13º Congresso de Leitura do Brasil. Unicamp: Campinas, SP, 2001. Disponível em http:www.miniweb.com.br/atualidade/info/textos/saber.htm, consultado em 24/09/2014.

PRADO FILHO, K. Sobre o Poder. In Revista de Ciência Humanas, Florianópolis: EDUFUSC, n. 28, p. 133-143, out, 2000.

PROST, A. Doze Lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

TADEU, T.; CORAZZA, S.; ZORDAN, P. Linhas de Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Flores, C. R. (2022). Pesquisa-filosofia em Histórias da Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 416-420. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15141
Seção
Sessões Coordenadas