Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em Duas Teses de Doutorado

  • Adriana de Bortoli Docente da FATEC (Lins) e aluna de doutorado da UNESP campus de Rio Claro
  • Patricia Correia de Souza Menandro Docente das Faculdades Integradas D. Pedro II (S. J. Rio Preto) e aluna especial de doutorado da UNESP campus de Rio Claro

Resumo

Este trabalho tece considerações sobre uma análise das opções metodológicas apresentadas em duas teses de doutorado de cunho historiográfico. Tal análise buscou investigar as propostas metodológicas mencionadas por seus autores, bem como, o cumprimento destas nas teses observadas. Nessa perspectiva encaminhamos nosso trabalho buscando o tipo de historiografia praticada nessas teses, quais conceitos foram definidos, as fontes consultadas, a crítica aos documentos, como se deu o método e as análises propostas. Em conclusão, observamos que estes trabalhos de uma forma geral não fugiram às suas promessas iniciais, uma vez que nas duas teses analisadas, percebemos que as autoras aventaram seus procedimentos metodológicos, fizeram suas escolhas, mencionaram muitos elementos destas e, além disso, procuraram seguir ao que se propuseram.

Referências

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 2001.

BURKE, P. História e teoria social. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.

BURKE, P. O que é história Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DIAS, L. A. M. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa. V. 14 (3), 2012, p. 301-321.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. 3ª. ed. Tradução: Maria Betania Amoros. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

PINSKY, C. B. e LUCA, T. R. (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

VEYNE, P. Como se escreve a história. 1ª ed. Trad. António José da Silva Moreira. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda., 1971.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Bortoli, A. de, & Menandro, P. C. de S. (2022). Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em Duas Teses de Doutorado. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 703-711. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15170
Seção
Sessões Coordenadas