Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em Duas Teses de Doutorado
Resumo
Este trabalho tece considerações sobre uma análise das opções metodológicas apresentadas em duas teses de doutorado de cunho historiográfico. Tal análise buscou investigar as propostas metodológicas mencionadas por seus autores, bem como, o cumprimento destas nas teses observadas. Nessa perspectiva encaminhamos nosso trabalho buscando o tipo de historiografia praticada nessas teses, quais conceitos foram definidos, as fontes consultadas, a crítica aos documentos, como se deu o método e as análises propostas. Em conclusão, observamos que estes trabalhos de uma forma geral não fugiram às suas promessas iniciais, uma vez que nas duas teses analisadas, percebemos que as autoras aventaram seus procedimentos metodológicos, fizeram suas escolhas, mencionaram muitos elementos destas e, além disso, procuraram seguir ao que se propuseram.
Referências
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 2001.
BURKE, P. História e teoria social. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
BURKE, P. O que é história Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DIAS, L. A. M. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa. V. 14 (3), 2012, p. 301-321.
GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes. 3ª. ed. Tradução: Maria Betania Amoros. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
PINSKY, C. B. e LUCA, T. R. (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
VEYNE, P. Como se escreve a história. 1ª ed. Trad. António José da Silva Moreira. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda., 1971.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado