Regulamento de 1890 e Provas de Concurso para Professores do Ensino Primário no Estado de Sergipe

  • Heloísa Helena Silva Mestranda do NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICANPGECIMA-UFS, sob a orientação da Prof. Dra. Ivanete Batista dos Santos. Membro do Núcleo de Investigação sobre História de Perspectivas Atuais da Educação Matemática – NIHPEMAT
  • Wilma Fernandes Rocha Mestranda do NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICANPGECIMA-UFS, sob a orientação da Prof. Dra. Ivanete Batista dos Santos. Membro do Núcleo de Investigação sobre História de Perspectivas Atuais da Educação Matemática – NIHPEMAT.

Resumo

No presente artigo apresentamos o exame do Decreto N. 30 de 15 de março de 1890, que trata do Regulamento da Instrução Pública primária do Estado de Sergipe e de duas provas de concursos para professor primário, realizados respectivamente em 1890 e 1891. O objetivo é identificar os saberes elementares matemáticos, dos pontos contemplados nas provas dos concursos de professores primários, das cadeiras de primeira e segunda entrância e também especificar a normatização posta no Regulamento da Instrução Pública primária de 1890 do concurso para professores primários. A temática é justificada por ser um recorte de uma pesquisa vinculada a um projeto maior intitulado “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970” desenvolvida pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT. No que diz respeito à produção de pesquisas no âmbito da história da educação matemática adotamos Valente (2013) e em Sergipe Santos (2013), e sobre história cultural Chartier (2009). O Regulamento define as regras do concurso e ao que tudo indica essas provas estão de acordo com a descrição dos critérios do Regulamento. Acerca das provas concluímos que os saberes elementares matemáticos descritos, faziam referência apenas à aritmética e não à geometria ou desenho.

Referências

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Tradução de C. Antunes. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009.

SERGIPE. Decreto nº 30 de 15 de março de 1890, p.82. Disponível em <http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104969>. Acesso em 20 de junho de 2014.

_________. Ponto de Arithmetica. Divisibilidade dos números. Números Primos. Arquivo Público do Estado de Sergipe. 1891. 3p.

_________. Prova de Arithmetica. Theoria e propriedades das proporções. Arquivo Público do Estado de Sergipe. 1890. 4p.

SANTOS, I. B. Em busca do ensino de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares sergipanos (1911-1935). Anais do VII CBHE (Congresso Brasileiro de História da Educação). Cuiabá, 2013.

VALENTE, W.R. REMATEC, Natal ( RN ) Ano 8, nº 12/ jan. – jun. 2013.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Silva, H. H., & Rocha, W. F. (2022). Regulamento de 1890 e Provas de Concurso para Professores do Ensino Primário no Estado de Sergipe . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 810-819. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15181
Seção
Sessões Coordenadas