Mapas, Panoramas e Cenários: versões sobre a formação de professores de matemática
Resumo
Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em uma das sessões coordenadas do II ENAPHEM: “Formação de Professores de Matemática na Região Norte de Minas Gerais (1960-1990): um olhar sobre Montes Claros”, de autoria de ALMEIDA, S. P. N. C. & GOMES, M. L. M. (aqui indicado por T1); “Panorama Histórico sobre a Educação Matemática e a Formação de Professores que Ensinam Matemática em Mato Grosso”, de autoria de DALCIN, A., CUNHA, R. & SANTOS, V. M. P. (aqui indicado por T2); “Histórias da Formação de Professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG”, de autoria de PAIVA, P. H. A. A. & GOMES, M. L. M. (aqui indicado por T3). Esta ordenação segue a ordem de apresentação proposta no evento, na sessão coordenada.
Referências
ARRUDA, M. A. Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o projeto educacional das Filhas da Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo (1898-1905). 2011. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
GARNICA, A. V. M. Presentificando Ausências: A Formação e a Atuação dos Professores de Matemática. In: CUNHA, A.M. de O. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 555 -569.
GOMES, M. L. M. Escrita Autobiográfica e História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 105 137, abr 2012.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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