Panorama Histórico sobre a Educação Matemática e a Formação de Professores que Ensinam Matemática em Mato Grosso

  • Dra. Andréia Dalcin Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dra. Rute da Cunha Docente do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ms. Vinícius Machado Pereira dos Santos Docente do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre como se desenvolveu historicamente o ensino de Matemática e a formação de Professores que ensinam Matemática no estado de Mato Grosso estabelecendo um diálogo com as Histórias do estado de Mato Grosso e da Educação Brasileira. A metodologia utilizada foi da pesquisa bibliográfica e documental. Com esse estudo pode-se observar que a formação de professores que ensinam matemática foi por muito tempo realizada fora do estado. As implementações dos cursos de formação realmente vão se estabelecer a partir das últimas trê décadas do século XX. Tal estudo integra o projeto de Pesquisa História da Educação Matemática em Mato Grosso ao longo do século XX: narrativas e vidas de professores do qual fazem parte os autores, integrantes do grupo de Pesquisa Griphus da UFMT de Cuiabá.

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Publicado
2022-01-08
Como Citar
Dalcin, D. A., Cunha, D. R. da, & Santos, M. V. M. P. dos. (2022). Panorama Histórico sobre a Educação Matemática e a Formação de Professores que Ensinam Matemática em Mato Grosso. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 839-849. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15184
Seção
Sessões Coordenadas