Panorama Histórico sobre a Educação Matemática e a Formação de Professores que Ensinam Matemática em Mato Grosso
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre como se desenvolveu historicamente o ensino de Matemática e a formação de Professores que ensinam Matemática no estado de Mato Grosso estabelecendo um diálogo com as Histórias do estado de Mato Grosso e da Educação Brasileira. A metodologia utilizada foi da pesquisa bibliográfica e documental. Com esse estudo pode-se observar que a formação de professores que ensinam matemática foi por muito tempo realizada fora do estado. As implementações dos cursos de formação realmente vão se estabelecer a partir das últimas trê décadas do século XX. Tal estudo integra o projeto de Pesquisa História da Educação Matemática em Mato Grosso ao longo do século XX: narrativas e vidas de professores do qual fazem parte os autores, integrantes do grupo de Pesquisa Griphus da UFMT de Cuiabá.
Referências
ALVES, Laci Maria A. Nas Trilhas do Ensino (Educação em Mato Grosso: 1910 – 1946). Cuiabá: UFMT, 1998.
BRITO, Silva H. Andrade de. Escola Pública e Sociedade na Fronteira Oeste do Brasil: Mato Grosso (1930/1945). Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/148_silvia_h.pdf, acesso em 10/11/2009.
DORILEO, Benedito Pedro. Universidade, o fazejamento. Cuiabá: UFMT, 1971.
____. Ensino superior em Mato Grosso. Campinas: Komedi, 2005.
FREITAS, Renata Neves Tavares de Barros. Veredas da memória: a conquista do ensino superior em Mato Grosso.Cuiabá: EdUFMT, 2004.
LYCEU. Do fim do Lyceu, seu curso e programma de ensino. Cuiabá, 192?. (cópia reg. 0348, de 12/10/67, Biblioteca Municipal de Cuiabá)
MARCILIO, Humberto. História do Ensino em Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Educação, Cultura e Saúde, 1963.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educ. Soc., Campinas , v. 20, n. 68, Dec. 1999 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 14/07/2014
RODRÍGUEZ Margarita Victoria; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de . História das Políticas de Formação de Professores: A Escola. In: Anais do VII Jornada do HISTEDBR “O trabalho didático na história da educação”. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/
jornada/jornada7/03trab-gt-gt3.htm, acesso em 13/11/2009.
SÁ, Nicanor P., SIQUEIRA, Elizabeth M. e REIS, Rosinete M. dos. (Org). Instantes e Memória na Educação. Brasília: INEP, Cuiabá: UFMT, 2006.
SILVA, Clóvis Pereira da. Matemática no Brasil, A: história de seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
UNEMAT. Histórico. Disponível em: http://www.unemat.br/index/conteudo.php? id_conteudo=1, acesso em 13/11/2009.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado