Cades: seus textos e seus contextos na história da educação matemática

  • Ivete Maria Baraldi Docente do Departamento de Matemática – FC – Unesp – Bauru – SP
  • Rosinéte Gaertner Docente voluntária da Universidade Regional de Blumenau – Blumenau – SC;

Resumo

A expansão do ensino secundário brasileiro a partir da década de 1940 evidenciou um problema: a escassez de professores formados para nele atuar. As poucas faculdades de filosofia não conseguiam atender a demanda advinda de centenas de escolas secundárias. Diante dessa situação, em 1953, é criada a Cades (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário) que prestou serviços à educação brasileira propiciando, dentre várias atividades, a realização de cursos de formação para professores do ensino secundário, a publicação de dezenas de livros de orientação aos professores e da Revista Escola Secundária. Tendo como
objeto de investigação a Cades, desenvolveu-se uma pesquisa que buscou descrever historicamente o desenvolvimento da Campanha, apontando seus objetivos, abrangência, orientações pedagógicas e a localização das publicações feitas por ela. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a história oral e a pesquisa bibliográfica documental. Desta pesquisa, temos como resultados vários trabalhos e, em específico, o livro “Textos e contextos: um esboço da Cades na História da Educação (Matemática)” (Baraldi; Gaertner, 2013), onde apresentamos nossa visão sobre a Campanha, relacionamos suas publicações e os locais onde podem ser encontradas e, ainda, descrevemos aquelas voltadas para o professor de matemática da escola secundária. Nessa oportunidade, mostramos alguns aspectos desse nosso trabalho,
apontando também que, de total desconhecida e negligenciada, essa maneira emergencial e
remedial de formar professores e difundir os ideais educacionais da segunda metade do século
XX, está sendo contemplada na história da educação matemática brasileira.

Referências

BARALDI, I.M. Retraços da Educação Matemática na Região de Bauru: uma história em construção. 2003. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 2003.

BARALDI, I.M.; GAERTNER, R. Textos e Contextos: um esboço da CADES na História da Educação (Matemática). Blumenau: Edifurb, 2013.

GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. 2004. 227 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 2004.

FINATO, J. A. R.; BARALDI, I. M.; MORAIS, M. B. de. CADES: um ensaio sobre uma formação de professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 88-100, 2012.

OLIVEIRA, F. D. de. Hemera: sistematizar textualizações, possibilitar narrativas. 2013. Tese (Doutorado em Educação para Ciências). Unesp, Faculdade de Ciências, Bauru, 2013. 176 p.

PINTO, D. C. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem-sucedida?. In: MENDONÇA, A. W.; XAVIER, L. N. (Orgs.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. 260 p. (Coleção Inep 70 anos, v. 1)

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Baraldi, I. M., & Gaertner, R. (2022). Cades: seus textos e seus contextos na história da educação matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 972-981. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15197
Seção
Sessões Coordenadas