Sobre Iniciativas para a Formação de Professores de Matemática: Aproximações e Distanciamentos sobre Três Trabalhos e Contextos Espaço-temporais Brasileiros

  • Heloisa da Silva Docente do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Rio Claro

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Fragmentos de uma Narrativa, de autoria de Adriane Elisa Dombrowski; Correntes de Pensamentos nos Módulos de Didática da Matemática: Formação de Professores Leigos no Projeto LOGOS II, de autoria de Cristiane Talita Gromann De Gouveia; O Manual “Como Ensinar Matemática No Curso Ginasial”: uma compreensão acerca da(s) proposta(s) de Formação de Professores de Matemática do Ensino Secundário implementada(s) no sul de Mato Grosso Uno pela CADES, de autoria de Marcos Henrique Silva Lopes e Luzia Aparecida de Souza

Referências

BRASIL. Provinha Brasil: reflexões sobre a prática. Brasília: MEC/INEP, 2008.

DOMBROWSKI, A. E. Pró-Letramento, prática pedagógica nas aulas de Matemática: relatos de professoras de União da Vitória. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

GARNICA, A. V. M. (Org). Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014.

SILVA, H. da. Centro de Educação Matemática (CEM): fragmentos de identidade. 448 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE, Unesp, Rio Claro, 2007

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Silva, H. da. (2022). Sobre Iniciativas para a Formação de Professores de Matemática: Aproximações e Distanciamentos sobre Três Trabalhos e Contextos Espaço-temporais Brasileiros . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 1061-1067. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15206
Seção
Sessões Coordenadas