A Formação de Professores que Ensinam Matemática: episódios brasileiros de 1960 a 1990

  • Virgínia Cardia Cardoso Docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP.

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: “Formação de Professores de Matemática no Médio Araguaia – MT nas décadas de 1980 – 1990”, de autoria de MOREIRA, W. B. & BARALDI, I. M. (aqui indicado por T1); “Memórias da Licenciatura Curta Parcelada de Ciências no Mato Grosso do Sul: vários olhares”, de autoria de GONZALES, K. G. (aqui indicado por T2); “Relação entre a prática do Ensino da Álgebra na Cidade de Vitória da Conquista e a Modernização do Ensino da Matemática (1960 – 1970)”, de autoria de ROCHA, E. A. & SANT’ANA, C.C. (aqui indicado por T3); “A Presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre nos anos 1970”, de autoria de DALCIN, A & SILVA, S. R (aqui indicado por T4). Esta ordenação não segue a ordem de apresentação proposta no evento, na sessão coordenada.

Referências

DALCIN, A & SILVA, S. R. A Presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre nos anos 1970. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru, SP. Anais do 2º ENAPHEM, 2014.

GONZALES, K. G. Memórias da Licenciatura Curta Parcelada de Ciências no Mato Grosso do Sul: vários olhares. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru, SP. Anais do 2º ENAPHEM, 2014. MOREIRA, W. B. & BARALDI, I. M. Formação de Professores de Matemática no Médio Araguaia – MT nas décadas de 1980 – 1990. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru, SP. Anais do 2º ENAPHEM, 2014.

ROCHA, E. A.; SANT’ANA, C.C. Relação entre a prática do Ensino da Álgebra na Cidade de Vitória da Conquista e a Modernização do Ensino da Matemática (1960 – 1970). In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru, SP. Anais do 2º ENAPHEM, 2014.

Publicado
2022-01-10
Como Citar
Cardoso, V. C. (2022). A Formação de Professores que Ensinam Matemática: episódios brasileiros de 1960 a 1990 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1131-1139. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15216
Seção
Sessões Coordenadas