Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática

  • Flávia dos Santos Soares Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX, de autoria de Miriam Correia da Silva e Mercedes Carvalho (aqui indicado por T1); A Contribuição de Achille Bassi como Gestor da Matemática no Brasil, de autoria de Aline Leme da Silva e Plínio Zornoff Táboas (aqui indicado por T2); Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático, de autoria de Bruno Alves Dassie e Letícia Maria Ferreira da Costa (aqui indicado por T3).

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto, 2005.

BRITO, Leide Daiane de Melo; MARTINS, Maria Izabella Brasil Almeida. Revisitando a memória escolar de Alagoas dos anos 30 e 40 do século XX. ENCONTRO DE PESQUISA EM ALAGOAS, V, 2010, Maceió. Anais... Maceió: PPGE/ UFAL, 2010. Disponível em: <http://dmd2.webfactional.com/anais/>. Acesso em: 18 out. 2014.

GOMES, Ângela de Castro. Nas malhas do feitiço: o historiador e os arquivos privados. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p.121-127. Diponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2069/1208>. Acesso em 18 out. 2014.

MALATIAN, Teresa. Narrador, registro e arquivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCA, Tania Regina (Org.) O historiador e suas fontes. São Paulo, SP: Contexto, 2013, p. 195-221.

PROCHASSON, Christophe. "Atenção: Verdade!: arquivos privados e renovação das práticas historiográficas”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.11, n.21, p.105-119, 1998. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/2064/1203>. Acesso em 18 out. 2014.

ROUSSO, H. O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.9, n.17, p.85-91, 1996. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2019/1158>. Acesso em 18 out. 2014.

SOARES, Flávia. Fontes para a história da educação matemática: imprensa e a matemática moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.65-77, maio./ago. 2006.

Publicado
2022-01-10
Como Citar
Soares, F. dos S. (2022). Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1178-1185. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15221
Seção
Sessões Coordenadas