Saberes para ensinar matemática

ressonâncias no Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha

Resumo

O artigo apresenta um cotejamento entre processos formativos para ensinar matemática no passado e no presente no Curso Normal do atual Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, Porto Alegre. A partir de estudo desenvolvido pelo primeiro autor sobre os tempos atuais e de estudos ancorados em documentos do Acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, são identificados traços do passado que se repetem no presente: a ênfase na construção do número, a produção e uso de materiais concretos, observações e análises de aulas nos anos iniciais, embasamento no construtivismo piagetiano. As conexões entre antigas e atuais professoras e a construção de uma cultura escolar são indícios que nos permitem perceber essas reiterações como continuidades ou ressonâncias do passado.

Biografia do Autor

Nícolas Giovani da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

Referências

Bertini, L. F., Morais, R. S., & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.

Bonfada, E. M. (2017). A Matemática na Formação das Professoras Normalistas: o Instituto de Educação General Flores Da Cunha em tempos de Matemática Moderna (Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Búrigo, E. Z., & Pereira, L. H. P. Saberes para ensinar Matemática na escola primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais rio-grandenses. In Búrigo, E. Z., Dalcin, A., Silva, C. M. S. D., Rios, D. F., Pereira, L. H. F., & Fischer, M. C. B. Saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970) (pp. 17-68). São Leopoldo: Oikos.

Búrigo, E. Z., & Rosa, N. G. (2021). Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970. Educação & Realidade, 46, 1-25.

Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. (2015). Regimento Escolar do Curso Normal.

Fischer, M. C. B., & Basso, M. V. A. (2020). Léa da Cruz Fagundes: Uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. REMATEC, 15(34), 226-242.

Flores, T. M. V., & Borella, N. E. D. (1994). A epistemologia das relações interdisciplinares. Tradução comentada. Educação & Realidade, 19(1), 113-120.

Quadros, C. (2006). Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais no Rio Grande do Sul (Tese de Doutorado em Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rheinheimer, J. M. (2018). Ensinar e aprender Matemática: ressonâncias da Escola Nova em um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1955) (Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Matrizes de Referência para o Modelo Híbrido de Ensino. 2021.

Rosa, N. R. (2022). Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha – um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemia (Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silva, S. R., & Dalcin, A. (2018). O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS. Anais do ENAPHEM-Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (pp. 1-12). Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Silva, M. B. O. D., & Rosa, N. G. (2019). Material Cuisenaire: o uso de barras coloridas no ensino de matemática nos anos 1960 em um Instituto de Educação. Anais do Segundo Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (pp. 101-114). Pelotas: Universidade Federal de Pelotas.

Xavier, O. D. (1957). Sugestões para Programas em Curso de Aperfeiçoamento de Professores Primários. Texto apresentado so II Congresso Nacional de Ensino de Matemática, realizado em Porto Alegre, em 1957. Disponível em: https://cedap.ufrgs.br/xmlui/handle/20.500.11959/2844 .

Publicado
2022-11-01
Como Citar
Rosa, N. G. da, & Búrigo, E. Z. (2022). Saberes para ensinar matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16606
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)