Construção da coleção digital de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Resumo
Neste texto apresentaremos os processos para a construção da coleção digital de documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), que integra a coleção “Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul”, constituída pelo projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, localizada no site do Centro de Documentação de Acervo Digital da Pesquisa (CEDAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A coleção do LM/IE contém materiais importantes para a História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul. Ademais, apresentamos algumas das pesquisas proporcionadas por esta coleção e o seu potencial para novas pesquisas neste campo.
Referências
Agnol, C. D.; Silva, D. T. S.; Sauter, L. T. (2018). Higienização, organização, inventário: o trabalho de revitalização do acervo do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Anais do 1. Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (pp. 95-109). Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/03/Anais-1-Seminario-Praticas-e-Saberes.pdf.
Búrigo, E. Z. et al (2020). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1044.
Búrigo, E. Z. et al (2020). Relatório final do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”. Projeto de pesquisa. CNPq. Porto Alegre: UFRGS.
Fagundes, L. C. (1965?). Material de Cuisenaire (Tombo 617 do acervo do LM/IE). Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000000617.
Melo, P. L. (2022). Uso do material cuisenaire com estudantes do 6º ano do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960 (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática). Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/241698.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado