Saberes para ensinar divisão em tempos de Escola Nova

investigando o livro Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1951)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais relacionados à operação divisão no livro Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque. Como aporte teórico metodológico foi utilizado os conceitos de saber a ensinar e saber para ensinar de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017).  O manual está estruturado em três partes: Introdução, Primeira Parte e Segunda Parte. Na primeira parte foi apresentado saberes para ensinar matemática de forma geral. Na segunda parte são apresentados os conteúdos e formas para ensiná-los, e nessa parte que se encontra informações sobre a divisão. Para ensinar a divisão Albuquerque (1951) indica que ocorra de forma gradual e o estudante devia ter domínio das operações de subtração e multiplicação. O conceito relacionado à operação estava direcionado com a ideia de partição de Vergnaud (1996).  A referida  autora indicava utilização de dois algoritmos para resolução da operação,  o método curto e o método longo, no entanto, o primeiro era indicado para aqueles estudantes  segundo pode ser utilizado por aprendizes de diferentes idades enquanto o primeiro deve ser dedicado àqueles que têm maior desenvolvimento intelectual.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto no Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática do Brasil.

Livia Ermelinda Ribeiro Sampaio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Maciel, P. R. C., & Sampaio, L. E. R. (2022). Saberes para ensinar divisão em tempos de Escola Nova. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16624
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)