Saberes para ensinar divisão em tempos de Escola Nova
investigando o livro Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1951)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais relacionados à operação divisão no livro Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque. Como aporte teórico metodológico foi utilizado os conceitos de saber a ensinar e saber para ensinar de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017). O manual está estruturado em três partes: Introdução, Primeira Parte e Segunda Parte. Na primeira parte foi apresentado saberes para ensinar matemática de forma geral. Na segunda parte são apresentados os conteúdos e formas para ensiná-los, e nessa parte que se encontra informações sobre a divisão. Para ensinar a divisão Albuquerque (1951) indica que ocorra de forma gradual e o estudante devia ter domínio das operações de subtração e multiplicação. O conceito relacionado à operação estava direcionado com a ideia de partição de Vergnaud (1996). A referida autora indicava utilização de dois algoritmos para resolução da operação, o método curto e o método longo, no entanto, o primeiro era indicado para aqueles estudantes segundo pode ser utilizado por aprendizes de diferentes idades enquanto o primeiro deve ser dedicado àqueles que têm maior desenvolvimento intelectual.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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