O Ensino de curvas cônicas no curso secundário

saberes profissionais e livros didáticos de matemática nas décadas de 1930 e 1940

Resumo

Este artigo faz parte do processo de produção de uma dissertação de mestrado inserida em um projeto maior que tem como objetivo construir representações sobre o processo de escolarização da Geometria Analítica nos ensinos secundário e superior no Brasil. Mais especificamente, essa pesquisa em desenvolvimento investiga, no âmbito da Geometria Analítica, as curvas cônicas numa perspectiva da história do ensino desse conteúdo. A metodologia fundamenta-se em estudos realizados no grupo de pesquisa GHEMAT-UFJF e, portanto, segue a vertente que compreende a história da educação matemática como uma especificidade da história da educação. Por intermédio de uma investigação histórica, esse trabalho pretende problematizar a importância do estudo das cônicas no Ensino Médio por meio de uma análise da trajetória desse conteúdo no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1930 e 1940. Como resultados preliminares obtidos por meio da análise de livros didáticos, nota-se que a abordagem das cônicas não enfatiza as propriedades refletoras e que apenas uma das obras apresenta essas curvas como seções obtidas a partir do cone de revolução. Inferindo, assim, uma discussão a respeito do tratamento geométrico ou analítico desse conteúdo.

Biografia do Autor

Letícia Genevain Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda no PPG em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora do ensino básico na rede estadual de Minas Gerais, membra do GHEMAT-UFJF.

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação (Currículo), professora do Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenadora do GHEMAT-UFJF.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Andrade, L. G., & Oliveira, M. C. A. de. (2022). O Ensino de curvas cônicas no curso secundário. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16672
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)