Geometria Analítica no ensino superior

saberes profissionais e manuais de autores brasileiros na década de 1970

Autores

Resumo

O presente texto tem como proposta apresentar resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que investiga como se configura o ensino de geometria analítica (GA) no ensino superior nas décadas de 1960 e 1970 numa perspectiva histórica. Procuramos analisar e discutir a possibilidade de apreender saberes profissionais para o ensino de GA por meio de uma análise histórica de manuais de autores brasileiros. Além disso, este trabalho visa discutir as transformações do ensino de GA no ensino superior como, por exemplo, a exclusão da GA plana e como se justificaria a opção pela GA no espaço, sem nenhum tratamento no plano. De acordo com os manuais já analisados, foi possível perceber em um deles a predominância de um tratamento algébrico para uma GA plana e espacial apoiada na linguagem de conjuntos e em outro exemplar a ênfase é GA espacial que possui tratamento todo vetorial. Indícios de saberes profissionais docentes presentes se referem a conceitos que o professor deveria saber para ensinar GA.

Biografia do Autor

  • Daniel José de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestrando no PPG em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, pesquisador pelo GHEMAT-UFJF.

  • Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Educação (Currículo), professora do Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática – UFJF, coordenadora do GHEMAT-UFJF.

Referências

BURKE, P. (2008). O que é História cultural?, Rio de Janeiro: Zahar.

CHOPPIN, A. (2002) O historiador e o livro escolar. História da Educação. Pelotas, v. 6 no 11, pp.79-109.

GONÇALVES, Z. M. (1978). Geometria Analítica no espaço - Tratamento Vetorial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S/A.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. (2017) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

NOVAIS, M. H. (1973). Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda.

SOARES, Susana Ribeiro. (2013) Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. Dissertação de Mestrado.

VALENTE, Wagner Rodrigues. (2018) Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Sessões Coordenadas (presencial)

Como Citar

PAULA, Daniel José de; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Geometria Analítica no ensino superior: saberes profissionais e manuais de autores brasileiros na década de 1970. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16602. Acesso em: 30 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>