Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: uma análise dos avanços da educação tecnológica nas aulas de matemática
Resumo
O projeto em andamento é parte integrante de uma de pesquisa coletiva envolvendo diferentes pesquisadores do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) e está referenciado (mas não somente) na documentação do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), na cidade de Santos–SP. O objetivo deste projeto é utilizar as fontes disponibilizadas pelo APUA como possibilidade de compreender o papel inovador do professor UA em questões que perpassam pelo ensino da matemática e o uso da tecnologia, nas décadas de 1970 a 1990. A pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), apesar de se encontrar em seu início, tem ressuscitado elementos que comprovam a participação de UA em movimentos que chamaremos, a princípio, de “educação tecnológica”. Como alguns resultados preliminares, têm-se fontes que comprovam a participação do professor Ubiratan D’Ambrosio em eventos, em publicações, nas trocas de correspondências entre os membros da comunidade científica nacional e internacional, na elaboração de parâmetros e cursos, em orientações de trabalhos acadêmicos, em ocupações em cargos públicos e presidências, todos nas cercanias de questões sobre a tecnologia no meio educacional. Embasada na Pesquisa Documental, espera-se que as fontes doadas pelo professor UA possam conduzir este projeto a novos saberes e conhecimentos acerca da História da Educação Matemática no Brasil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado