Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: uma análise dos avanços da educação tecnológica nas aulas de matemática

  • Rosemeiry de Castro Prado Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - Unesp Bauru

Resumo

O projeto em andamento é parte integrante de uma de pesquisa coletiva envolvendo diferentes pesquisadores do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) e está referenciado (mas não somente) na documentação do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), na cidade de Santos–SP. O objetivo deste projeto é utilizar as fontes disponibilizadas pelo APUA como possibilidade de compreender o papel inovador do professor UA em questões que perpassam pelo ensino da matemática e o uso da tecnologia, nas décadas de 1970 a 1990. A pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), apesar de se encontrar em seu início, tem ressuscitado elementos que comprovam a participação de UA em movimentos que chamaremos, a princípio, de “educação tecnológica”. Como alguns resultados preliminares, têm-se fontes que comprovam a participação do professor Ubiratan D’Ambrosio em eventos, em publicações, nas trocas de correspondências entre os membros da comunidade científica nacional e internacional, na elaboração de parâmetros e cursos, em orientações de trabalhos acadêmicos, em ocupações em cargos públicos e presidências, todos nas cercanias de questões sobre a tecnologia no meio educacional. Embasada na Pesquisa Documental, espera-se que as fontes doadas pelo professor UA possam conduzir este projeto a novos saberes e conhecimentos acerca da História da Educação Matemática no Brasil.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Prado, R. de C. (2025). Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: uma análise dos avanços da educação tecnológica nas aulas de matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22040
Seção
Projetos de Pesquisa (remoto)