Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas
Resumo
Este trabalho é um exercício do que tem sido chamado, nas investigações do GHOEM - Grupo de “História Oral e Educação Matemática” – de metodologia em trajetória, isto é, o modo como, ao desenvolver um trabalho específico, questões de natureza metodológica surgem e podem/devem ser tematizadas pelo pesquisador como parte de sua pesquisa que, assim, contribui para o arcabouço metodológico de todo seu grupo. No caso, a pesquisa em questão trata de um estudo das FATECs – Faculdades de Tecnologia – do Estado de São Paulo, e se inscreve no projeto do GHOEM, chamado “Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”. Destarte, este artigo apresenta uma breve síntese de alguns trabalhos já desenvolvidos nesse Projeto de Mapeamento, localizando nele, especificamente, a pesquisa sobre a FATEC para, em seguida, tendo como exemplo uma entrevista realizada para essa investigação, problematizar um aspecto metodológico do trabalho com narrativas, apontando algumas de suas possíveis fragilidades e potencialidades.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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