Formação e desenvolvimento profissional de docentes de universidades federais mineiras
Resumo
Este artigo aborda a formação continuada de quatro professores de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, no período 1969-1997, e da Universidade Federal de São João del-Rei, no recorte temporal de 2001 a 2019. O trabalho resulta de pesquisas fundamentadas na metodologia da História Oral. Revisitamos as narrativas criadas para duas pesquisas de doutorado. Os testemunhos dos professores indicam que sua inserção em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) promoveram um conhecimento pessoal, aprofundamento de conteúdos, exploração de recursos e métodos de ensino, além de propiciar que se responsabilizassem pela disseminação de conhecimentos a partir do oferecimento de cursos de capacitação no país. Entretanto, o afastamento dos docentes prejudicou suas instituições, temporariamente, na época de suas ausências.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado