Algumas considerações sobre a formação matemática e os últimos anos de funcionamento do curso de Ciência da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
Resumo
Este artigo aborda aspectos da formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Focalizando a formação matemática dos graduandos do curso, especialmente após a criação das habilitações em Física e em Química em 1992, e os últimos momentos do curso, extinto em 2001, investigamos a importância da Licenciatura Curta em Ciências para a formação de professores de Matemática, principalmente da cidade de São João del-Rei e sua região em Minas Gerias. Para realizar a pesquisa, lançamos mão da História Oral como opção metodológica e analisamos documentos da época e narrativas produzidas por pessoas que fizeram parte do curso. Nossas análises apontaram que o curso contribuiu, de fato, para suprimir a demanda de professores de Matemática da região, mostrou-se como a melhor opção local para formar tais docentes, contribuiu para que se pensasse em uma Licenciatura Plena em Matemática e apontou novos caminhos para pesquisas do tema.
Referências
GARNICA, A. V. M. (2013). Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática. Alexandria, 6(1), 35-60.
GARNICA, A. V. M., FERNANDES, D. N. & SILVA, H. (2011). Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, 25(41), 213-250.
GOMES, M. L. M. (2012). Escrita Autobiográfica e História da Educação Matemática. Bolema, 26(42A). 105-137.
HALBWACHS, M. (1990). A Memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice.
JANOTTI, M. L. M. (2010). A incorporação do testemunho oral na escrita historiográfica: empecilhos e debates. História Oral, 13(1), 9-22.
MARIANO DA SILVA, C. R. (2015). Uma, nove ou dez narrativas sobre as licenciaturas em ciências e matemática em Mato Grosso do Sul. Tese de doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista. Retirado em 9 de agosto, 2018, de: http://hdl.handle.net/11449/136764.
MAXWELL, K. (2000). A devassa da devassa: A Inconfidência Mineira. Brasil e Portugal (1750-1808). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola.
Paiva, P. H. A. A. de. (2016). Entre as memórias do Campo das Vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001. Dissertação de Mestrado em Educação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Retirado em 9 de agosto, 2018, de: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-AA2NWR/disserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf?sequence=1
PAIVA, P. H. A. A. & GOMES, M. L. M. (2016). Aspectos históricos da formação de professores de Matemática em São João del-Rei-MG. Zetetiké, 24(3), 344-360.
- Algumas considerações sobre a formação matemática e os últimos anos de funcionamento do curso de Ciência da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
- Algumas considerações sobre a formação matemática e os últimos anos de funcionamento do curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado