O Ensino de Matemática em uma Escola Técnica Federal em Minas Gerais (1959 – 2008)

Resumo

O presente artigo aborda aspectos do ensino de Matemática na Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Etfop) sob uma perspectiva histórica. O estudo foi desenvolvido segundo a metodologia da História Oral, tendo seu foco na análise de narrativas construídas a partir de entrevistas com colaboradores da Instituição. Evidencia-se um ensino de Matemática permeado por tradições, criadas na escola, que se espalham pelas formas de ensinar e pelas opções por conteúdos, materiais e abordagens pedagógicas. Estuda-se, com maior ênfase, a vinculação entre a Matemática ensinada e as formações técnicas, o que se tem chamado de uma possível Matemática para a Tecnologia, do que resulta que há apenas sutis relações entre essa Matemática e os cursos técnicos da Etfop.

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Unesp - Bauru

Bacharel em Matemática (1984) pela UNESP de Rio Claro, Mestre (1992) e Doutor (1995) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de complementação na Universidade de Lisboa (1991) e Pós-doutorado na Indiana University Purdue University at Indianápolis - Estados Unidos (1999). Recebeu, com Paulo Freire, o prêmio Moinho Santista (atual Prêmio Fundação BUNGE) em Ciências da Educação no ano de 1995. É Livre-docente (2005) pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru. Coordenou o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (www.ghoem.org) de 2002 a 2022, sendo atualmente seu coordenador emérito. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP de Rio Claro). Editor-chefe do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática de 2008 a 2022, quando passou a Editor Honorário. É pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2001, e atuou como membro do CA-Ed (CNPq) de julho/2014 a julho/2017. Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Narrativas e Metodologias de Pesquisa. Aposentou-se em Setembro de 2021.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Neves Mendonça, T., & Vicente Marafioti Garnica, A. (2025). O Ensino de Matemática em uma Escola Técnica Federal em Minas Gerais (1959 – 2008). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22302
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)