Currículos de matemática do curso técnico em estradas do IFES: um olhar histórico

  • Gabriel Luiz Santos Kachel Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT),InstitutoFederal do Espírito Santo (IFES), Campus Vitória.

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa que investigou as mudanças ocorridas no currículo de Matemática do curso técnico em Estradas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), nas décadas de 60, 70 e 80. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizadas como estratégias metodológicas a pesquisa histórico-bibliográfica e a pesquisa documental. No processo de reflexão teórica os seguintes eixos teóricos foram considerados: Currículo, História da Educação e Educação Matemática. A partir da investigação realizada, foi possível apreender o contexto de mudanças pelas quais passava o ensino técnico no Brasil, o mundo do trabalho e a Educação Matemática; e mais especificamente, as mudanças na então Escola Técnica de Vitória (atual IFES). Com base nessas reflexões, realizou-se a análise dos currículos de Matemática do curso técnico em Estradas e de outros documentos que fornecessem informações à pesquisa. A investigação revelou que ocorreram mudanças nos currículos de Matemática do curso técnico em Estradas e apontou para a possibilidade das mesmas estarem associadas ao contexto da época. Verificaram-se algumas transformações e uma tendência de aproximação entre o currículo do ensino técnico e o currículo do ensino propedêutico. .
Como Citar
Kachel, G. L. S. (1). Currículos de matemática do curso técnico em estradas do IFES: um olhar histórico. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6158
Seção
Sessões Coordenadas