Os saberes aritméticos para formar o professor primário no Paraná: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920)

  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, orientada pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente.

Resumo

Em tempos de organização do sistema de escolarização nacional, a formação de professores passa a ter lugar privilegiado nos discursos das autoridades da educação, bem como nas proposições de reformas educacionais etc. Diante disso, se questionou, com base em documentos de autoridades da educação paranaense, da década de 1920, quais os saberes aritméticos de referência para formar o professor primário nesse estado. O que se observa, é uma formação estruturada com uma oferta significativa de saberes disciplinares, espaço no qual a Aritmética é também ofertada, pesando sobre ela a demanda de garantir a bagagem cultural do professor primário, concentrando-se na oferta de saberes a ensinar. De outro lado, uma Aritmética ofertada fruto de elaborações pedagógicas em disciplinas como Metodologia Especial, ou saberes para ensinar, em acordo com o anunciado por intelectuais da educação do período escolanovista, ainda que com um espaço relativamente restrito.
Como Citar
Silva, M. R. I. S. da. (1). Os saberes aritméticos para formar o professor primário no Paraná: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6168
Seção
Sessões Coordenadas