Prescrição ou orientação? Um exame em periódicos localizados em Sergipe acerca dos saberes elementares geométricos apontados para os professores primários (1900-1926)
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa que investigou sobre as prescrições e orientações, acerca do ensino dos saberes elementares geométricos direcionados à formação de professores primários, presentes nos periódicos que circularam em Sergipe, no período de 1900 a 1926. Para isso, examinou-se os periódicos selecionando e examinando artigos ou textos, a fim de identificar os métodos e processos de ensino da época. Para atingir esses objetivos, foram utilizadas fontes como a Revista de Ensino, A Escola, Revista da Educação e A Escola Normal; também foram consultados como referência: Valente (2013); Santos (2015), Borges (2015) e Guimarães e Leme da Silva (2014). O exame das fontes encontradas permite assegurar que as orientações existentes nos periódicos e direcionadas aos professores primários acerca do ensino dos saberes elementares geométricos, durante o período de 1900 a 1926, eram embasadas em dois métodos de ensino (de 1900 a 1918, a predominância do método intuitivo; de 1923 a 1926, indícios do método ativo).1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado