Práticas pedagógicas de professores de matemática no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas-BA (1968 A 1979)

  • Ivanise Gomes Arcanjo Diniz Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência -Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.
  • Joubert Lima Ferreira Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência -Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor na área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Resumo

Nessa pesquisa apresentamos diferentes práticas pedagógicas de professores de matemática registradas em entrevistas de docentes que lecionaram em uma escola estadual do interior da Bahia no período de 1968 a 1979. Além das entrevistas foram analisados documentos, localizados no acervo particular dos entrevistados ou em acervo escolar, que nos auxiliaram a compreender relevantes aspectos sobre o desenvolvimento das práticas pedagógicas vigentes, à época, naquela localidade. O estudo sobre as práticas docentes constitui-se da análise de como esses sujeitos apresentam os processos de negociação, troca e/ou conflito entre seus pares e, sobretudo, de suas interpretações sobre as escolhas e intenções, relativas ao ensino de Matemática, nos contextos social, político e cultural da época.
Como Citar
Diniz, I. G. A., & Ferreira, J. L. (1). Práticas pedagógicas de professores de matemática no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas-BA (1968 A 1979). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6175
Seção
Sessões Coordenadas