O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946

Autores

  • Maria das Graças Schinniger Assun Garcia Mestranda PPG em Educação Matemática –UFJF–Professora -UEMG
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Professora do Departamento de Matemática UFJF -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-Coordenadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT-UFJF -IDEEM-Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática

Resumo

Esse artigo traz como objetivo entender por meio de estudo histórico o tratamento concedido à disciplina de Desenho na legislação educacional no contexto da Lei Orgânica de 1946. O estudo se situa no campo da História da educação matemática, tomando como referenciais teórico-metodológicos aportes advindos da História e da História da Educação Entende-se que as leis relacionadas à educação constituem-se como fontes históricas documentais da mais alta importância para se produzirem conhecimentos histórico-educativos. Destacamos o Desenho como disciplina fazendo observar sua presença relevante nos cursos primário, (elementar; complementar e supletivo), de regentes e de formação de professores. Essa rubrica disciplinar se evidenciou por notada presença em detrimento de outras disciplinas, tais como a própria Matemática.

Downloads

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

GARCIA, Maria das Graças Schinniger Assun; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6191. Acesso em: 31 jan. 2026.