Um exame do saber “adição” no manual aritmética elementar ilustrada a luz do método intutivo de calkins (1886/1950)

  • Daiane de Santana Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe –UFS

Resumo

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa, cujo objetivo foi identificar como o método intuitivo de Norman Allison Calkins (1886/1950) está presente no tratamento do saber “adição” no manual Aritmética Elementar Ilustrada de Antônio Bandeira Trajano. Para atingir tal finalidade, foi utilizado como fonte a 117.ª edição do referido compêndio, de 1942. O referencial teórico foi construído com base nos trabalhos de Oliveira (2013), Pais e Maranhão (2014) e principalmente o já referido Calkins (1886/1950). A partir do exame realizado nessa obra, foi possível identificar princípios do método intuitivo de Calkins (1886/1950), na abordagem do saber soma, no que diz respeito à utilização de enunciados que se aproximam da realidade do aluno, e o emprego de ilustrações para facilitar a compreensão dos problemas. Além disso, o autor inicia as atividades com operações simples. Por outro lado, Trajano (1942) não apresenta situações que possibilitasse o aluno apropriar-se dos conceitos por meio da observação e da reflexão de informações postas em imagens como defendido por Calkins (1886/1950), fazendo uso dos sentidos ou da intuição, a partir do contato com os objetos. Em relação ao saber soma, é possível afirmar que Trajano utilizou parcialmente princípios do método intuitivo de Calkins (1886/1950). 
Como Citar
Santos, D. de S. (1). Um exame do saber “adição” no manual aritmética elementar ilustrada a luz do método intutivo de calkins (1886/1950). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6209
Seção
Sessões Coordenadas