Formação de professores e o ensino de matemática na cidade de São Luís oitocentista: tentativas de criação de uma Escola Normal

  • Waléria de Jesus Barbosa Soares Doutoranda do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp.

Resumo

O presente texto apresenta como se deu o processo de criação de uma Escola Normal na cidade de São Luís, no período oitocentista, e assim, busca resgatar qual matemática, ou conteúdos matemáticos, eram pensados para a formação dos professores que ensinariam matemática. A metodologia qualitativa de abordagem histórico-documental toma como fontes primárias as leis e regulamentos educacionais da província do Maranhão, além de outros documentos referentes à criação e funcionamento de instituições escolares no Estado, no período investigado. Todos esses documentos foram encontrados na Biblioteca Pública Benedito Leite, na Biblioteca Josué Montelo e no Arquivo Público do Estado do Maranhão. Constatamos que, apesar de todas as tentativas de criação de uma Escola Normal, a cidade de São Luís só veio a tê-la funcionando, de fato, no século XX.
Como Citar
Soares, W. de J. B. (1). Formação de professores e o ensino de matemática na cidade de São Luís oitocentista: tentativas de criação de uma Escola Normal. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6262
Seção
Sessões Coordenadas