Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe

Makele Verônica Heidt, Circe Mary Silva da Silva

Resumo


O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que está em andamento e visa responder a seguinte questão: como a Matemática Moderna foi apropriada no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, no período de 1960 a 1979? Buscando resposta a indagação, neste trabalho, serão analisados registros de diários de classe produzidos no ano de 1970 pela professora Cecy da Nova Cruz Sacco, professora de matemática do curso normal, do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. As fontes consultadas foram localizadas no acervo documental da própria escola. O teórico escolhido para dialogar com as análises foi Michel de Certeau. Como principal resultado foi constatada a presença da Matemática Moderna nos diários de classe, abordando conteúdos característicos da reforma, como a Teoria dos Conjuntos, funções, bases numéricas, plano
cartesiano, sentenças lógicas, números cardinais, relações e a forte presença da simbologia matemática. Os blocos lógicos aparecem como uma prática apoiada nas ideias de Dienes.


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