Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que está em andamento e visa responder a seguinte questão: como a Matemática Moderna foi apropriada no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, no período de 1960 a 1979? Buscando resposta a indagação, neste trabalho, serão analisados registros de diários de classe produzidos no ano de 1970 pela professora Cecy da Nova Cruz Sacco, professora de matemática do curso normal, do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. As fontes consultadas foram localizadas no acervo documental da própria escola. O teórico escolhido para dialogar com as análises foi Michel de Certeau. Como principal resultado foi constatada a presença da Matemática Moderna nos diários de classe, abordando conteúdos característicos da reforma, como a Teoria dos Conjuntos, funções, bases numéricas, planocartesiano, sentenças lógicas, números cardinais, relações e a forte presença da simbologia matemática. Os blocos lógicos aparecem como uma prática apoiada nas ideias de Dienes.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado