Construindo o Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Gymnasio Pelotense”
Resumo
O referido trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas. Aqui especificamente será discutido uma das etapas do desenvolvimento da pesquisa, que foi a construção de um inventário, a elaboração do Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Gymnasio Pelotense”, de uma importante instituição escolar da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, fundada em 1902. A pesquisa se utilizou do acervo do Museu do Colégio Municipal Pelotense. Será apresentada as tarefas realizadas de localização, identificação, organização, catalogação, digitalização e construção das fichas catalográficas do material referente à matemática nos exames de admissão no Gymnasio Pelotense, bem como a organização do Fundo e a classificação em três categorias: administrativo, pedagógico e matemática, e a disponibilização desse arquivo histórico.
Referências
Amaral, G. L. (2014). Museu do Colégio Municipal Pelotense: um espaço para a pesquisa, o ensino e a extensão (2004-2014). Pelotas: Educat.
Costa, E. P. (2006). Princípios Básicos da Museologia. Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus / Secretaria de Estado e Cultura.
Isad(G). (2002). Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Conselho Internacional de Arquivos. Arquivo do Estado.
Menezes, M. C. (2011). Descrever os documentos - construir o inventário - preservar a cultura material escolar. Dossiê: Arquivos, objetos e memórias educativas: práticas de inventário e de museologia. Revista Brasileira de História da Educação, 1, 93-116.
Moraes, C. S., Calsavara, T. S., Righi, D., & Santos, L. E. (2011). Inventário de Fontes das Escolas Dirigidas pelo Educador Anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, 11, 117-142.
Rios, D. F. (2015). Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas entre 1890 e 1970. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.
Schwanz, J. K. (2014). Museu do Colégio Municipal Pelotense: um espaço de salvaguarda da memória da educação em Pelotas/RS. In G. L. Amaral (Org.). Museu do Colégio Municipal Pelotense: um espaço para a pesquisa o ensino e a extensão 2004- 2014. Pelotas: Educat.
Speranza, C. G. (2017). Acervo do Colégio Pelotense- higienização, organização e pesquisa. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.
Vidal, D. G. (2005). Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares, In R. F. Souza & V. T. Valdemarin (Orgs.), A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa (pp. 3-30). Campinas: Autores Associados.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado