O desenho como metodologia e recurso para ensinar no primário (1925 a 1932)

  • Débora Rodrigues Caputo UFJF
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira UFJF

Resumo

O presente escrito é resultado da pesquisa de mestrado, que teve como objetivo compreender e analisar historicamente o saber desenho no ensino primário entre o período de 1925 a 1932, usando-se como fonte de pesquisa o impresso pedagógico Revista do Ensino de Minas Gerais. Problematizou-se o saber desenho em relação aos conceitos de elemento e rudimento e quais as profissionalidades identificadas para o seu ensino. As noções de elemento e rudimento dizem respeito respectivamente às concepções sobre a matemática/desenho numa perspectiva propedêutica e, antagonicamente, voltada para vida pratica.  A profissionalidade, por sua vez, pode ser entendida como um conjunto de saberes para ensinar que são construídos com base nos saberes a ensinar.  O referencial teórico metodológico utilizado na pesquisa foi a História Cultural. Os resultados das análises indicam que por intermédio do desenho deveria se construir e fixar conceitos úteis para a vida prática numa concepção rudimentar. Além disso, ora ele era usado como uma metodologia, ora como um recurso, o que fazia dele um elemento para a prática do professor, um saber para ensinar.

Biografia do Autor

Maria Cristina Araújo de Oliveira, UFJF
Matematica ,educação matematica

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Publicado
2019-04-25
Como Citar
Caputo, D. R., & Araújo de Oliveira, M. C. (2019). O desenho como metodologia e recurso para ensinar no primário (1925 a 1932). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6477
Seção
Sessões Coordenadas