As medidas no ensino de crianças: uma leitura a partir de Pestalozzi
Resumo
Com a temática de estudar sobre as medidas no ensino primário, este estudo tem como objetivo compreender como um dos propulsores do ensino pela intuição, Pestalozzi defende em relação às medidas e sua mobilização no ensino das crianças. Para isso esta investigação, com a intenção de construir uma representação a partir de Pestalozzi acerca das medidas e sua proposta de inserção ao ensino de crianças, se insere ao âmbito da História Cultural e adota-se como referencial teórico-metodológico Chartier (2002; 2010). Diante da análise a duas de suas obras, constatou-se que Pestalozzi toma o medir como uma arte importante na percepção das formas, na arte da intuição e no desenho.
Referências
CHARTIER, R. (2002). A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A.
_______. (2010). A História ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. (1889). Cómo Geetrudis enseña a sus hijos: fines y métodos de la éducacion del Pueblo. Cartas dirigidas a Gésser. Tradução José Tadeo Sepúlveda (versão chilena).
WARIDEL, F. (2003) Pestalozzi et as conception de l’aritmétique (1803-1804). Boletin n. 28, Yverdon les-bains: centre de documentation et de recherche pestalozzi yverson les-bains.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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