Os saberes para ensinar o sistema decimal na obra Psicoaritmética (1934)

  • Alan Rezende

Resumo

Este artigo faz parte do processo de produção de uma tese de doutoramento cujo objetivo é analisar que demandas passaram a ser colocadas para a formação do professor que ensina matemática (Aritmética e Geometria) nos primeiros anos escolares a partir das orientações de Maria Montessori. Essa pesquisa maior está vinculada ao projeto temático A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, e, a partir disso, mobiliza referentes teórico-metodológicos vindos, sobretudo, de autores como Hofstetter; Schneuwly (2009). Nesse sentido, para este artigo foi tomada a obra Psicoaritmética (1934) como pretexto para tratar dos saberes para ensinar o sistema decimal, esses por sua vez, relacionados à utilização de materiais concretos e orientações que levam em consideração as fases sensitivas da criança. Ao que parece, Maria Montessori passa a colocar como demanda para a formação do professor que ensina matemática do ensino primário a mobilização de saberes que não estão no campo disciplinar ao considerar a psicologia infantil.c

Este artigo faz parte do processo de produção de uma tese de doutoramento cujo objetivo é analisar que demandas passaram a ser colocadas para a formação do professor que ensina matemática (Aritmética e Geometria) nos primeiros anos escolares a partir das orientações de Maria Montessori. Essa pesquisa maior está vinculada ao projeto temático A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, e, a partir disso, mobiliza referentes teórico-metodológicos vindos, sobretudo, de autores como Hofstetter; Schneuwly (2009). Nesse sentido, para este artigo foi tomada a obra Psicoaritmética (1934) como pretexto para tratar dos saberes para ensinar o sistema decimal, esses por sua vez, relacionados à utilização de materiais concretos e orientações que levam em consideração as fases sensitivas da criança. Ao que parece, Maria Montessori passa a colocar como demanda para a formação do professor que ensina matemática do ensino primário a mobilização de saberes que não estão no campo disciplinar ao considerar a psicologia infantil.

Referências

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Rezende, A. (2019). Os saberes para ensinar o sistema decimal na obra Psicoaritmética (1934). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6518
Seção
Sessões Coordenadas