O Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Canoas/RS, década de 1950

  • Alexandre Ausani Huff Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Resumo

O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado “A História do Ensino de Matemática nas Escolas Públicas Municipais de Canoas de 1940 a 2016”. Neste, trazemos a proposta de apresentar o Ensino de Matemática praticado no município de Canoas na década de 1950. Para fundamentar a pesquisa foi necessário utilizar a metodologia de pesquisa proposta pela Hermenêutica de Profundidade, que visa a interpretação fidedigna dos documentos através da contextualização sócio-histórica. Para entender a prática do professor de Matemática da década de 1950, foi necessário apresentar as ideias da Tendência Formalista-Clássica, que certamente influenciava o planejamento pedagógico nesta época. O Ensino de Matemática dos anos 1950 é, então, apresentado através da interpretação dos documentos e das leis vigentes, assim como da sociedade que viveu nesta época.

Palavras-chave: Educação de Matemática; Tendência Formalista-Clássica; Hermenêutica de Profundidade; História do Ensino de Matemática. 

Biografia do Autor

Alexandre Ausani Huff, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Professor de Matemática nos Municípios de São Leopoldo e Porto Alegre.

Especialista em Supervisão e Orientação Educacional.

Especialista em Psicopedagogia.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA/Canoas

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Professor Doutor em Educação.

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Huff, A. A., & Bayer, A. (2019). O Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Canoas/RS, década de 1950. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6532
Seção
Sessões Coordenadas