Colonialidade de poder: um olhar sobre discursos naturalizados que atravessam a história da formação de professores de matemática no Brasil

  • Ana Maria Ana Maria de Almeida Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Resumo

Este trabalho trata de uma proposta de discussão sobre a colonialidade de poder no contexto da história da educação matemática. O objetivo dessa escrita consiste em contribuir para a desconstrução de discursos naturalizados nos contexto formação de professores que ensinam matemática. Para essa discussão busco apoio em autores que discutem o pensamento pós-colonial, como Mignolo (2017), Grosfoguel (2009) e outros que compartilham desse pensamento. Também apresento alguns exemplos de pesquisas desenvolvidas nos Grupos GHOEM e HEMEP, que se utilizam de narrativas de atores educacionais e mostram os cenários multifacetados compostos por deferentes modalidades de formações de professores no decorrer da história. Menciono ainda algumas produções discursivas de governantes que parecem seguir no sentido contrário com um discurso unificador e generalizado sobre a formação de professores. Dessa forma, a discussão proposta nesse texto pode provocar a produção de linhas de força no contexto da educação

Biografia do Autor

Ana Maria Ana Maria de Almeida, Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Possui graduação em Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS, Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, Pós Graduação em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestrado em Educação Matemática. Atua no acompanhamento pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora do Núcleo de Tecnologias Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.
Publicado
2019-04-25
Como Citar
de Almeida, A. M. A. M. (2019). Colonialidade de poder: um olhar sobre discursos naturalizados que atravessam a história da formação de professores de matemática no Brasil. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6552
Seção
Sessões Coordenadas