O ensino da matemática nas Escolas Técnicas Federais: a influência da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) na formação docente

  • Barbara Winiarski Diesel Novaes

Resumo

O presente trabalho, amparado pela história cultural, tem por objetivo analisar a atuação da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) no Ensino Técnico Industrial brasileiro durante o desenvolvimento do programa de treinamento do CPTP (1957 – 1963), cuja sede foi a Escola Técnica de Curitiba (ETC). O período, marcado pela expansão do ensino industrial, mudanças na legislação e nas finalidades do ensino profissional traz discussões sobre qual deveria ser a matemática a ser ensinada nessa modalidade de ensino. O contato com os técnicos estadunidenses, bem como as viagens aos Estados Unidos, fizeram com que os dirigentes da ETC adotassem os princípios da administração científica no planejamento do ensino, transformando-a em escola modelo no final da década de 1950

Como Citar
Winiarski Diesel Novaes, B. (1). O ensino da matemática nas Escolas Técnicas Federais: a influência da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) na formação docente. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7942
Seção
Mesas redondas - submetidas