Acervos escolares: entre pó, traças, documentos e memórias
Resumo
O propósito da participação nessa Mesa é discutir a relevância dos acervos escolares para o desenvolvimento de pesquisas em História da Educação Matemática, a partir da experiência que vem sendo desenvolvida com o acervo do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre. Da localização e acesso ao acervo, processo de higienização, organização, inventario e digitalização, até a constituição de fontes, temos um longo e desafiador caminho, que exige um equilíbrio entre o desejo e a realidade, o ideal e o possível. O acervo do laboratório tem se constituído em um importante espaço de memória e aprendizado para estudantes e pesquisadores em História da Educação Matemática.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado