Acervos escolares: entre pó, traças, documentos e memórias

  • Maria Cecilia Bueno Fischer

Resumo

O propósito da participação nessa Mesa é discutir a relevância dos acervos escolares para o desenvolvimento de pesquisas em História da Educação Matemática, a partir da experiência que vem sendo desenvolvida com o acervo do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre. Da localização e acesso ao acervo, processo de higienização, organização, inventario e digitalização, até a constituição de fontes, temos um longo e desafiador caminho, que exige um equilíbrio entre o desejo e a realidade, o ideal e o possível. O acervo do laboratório tem se constituído em um importante espaço de memória e aprendizado para estudantes e pesquisadores em História da Educação Matemática.

Como Citar
Bueno Fischer, M. C. (1). Acervos escolares: entre pó, traças, documentos e memórias. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7945
Seção
Mesas redondas - submetidas