Cartonagem e o ensino de geometria: análise de manuais fluminenses
Resumo
O presente estudo analisa como manuais pedagógicos de Geometria e de Trabalhos Manuais produzidos no Brasil, no final do século XIX e início do século XX, propõem a articulação entre o ensino de geometria na escola primária e a cartonagem como um tipo de trabalho manual. Examinase três manuais escolares, um de Geometria Prática, de Olavo Freire da Silva (1894), um de Cartonagem Escolar, de Ezequiel Benigno Vasconcellos Junior (1897) e um terceiro de Geometria, de Heitor Lyra da Silva (1923). A análise revela que as produções modificam os saberes daprofissionalização de professores (Hofstetter & Schneuwly, 2017), tanto no que diz respeito aos saberes a ensinar, cuja referência é o campo disciplinar da Geometria, como aos saberes para ensinar, que se caracterizam como ferramentas de trabalho docente, vinculados à Pedagogia.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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