Educação Matemática, História e Ficção na Etnomatemática

Autores

  • Fabio Lennon Marchon Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em nível de doutoramento junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Investigaram-se aspectos da narrativa histórica materializada na obra do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio, circunscritos ao campo da Educação Matemática e orientados para a defesa e a divulgação da Etnomatemática. A principal referencia teórico-metodológica inspira-se nos trabalhos de Paul Ricoeur (a escrita da história, a narrativa histórica e ficcional, o processo interpretativo/hermenêutico). Priorizou-se na análise e interpretação os elementos da composição da intriga de algumas das narrativas do mundo do texto etnomatemático assinado por D’Ambrosio. Evidenciou-se na obra do educador matemático a existência de um entrecruzamento referencial, no plano narrativo, em que acontecimentos, fatos e ficções são coordenados a partir dos aspectos poéticos e retóricos da escrita do texto a fim de contar uma história da História.

Biografia do Autor

  • Fabio Lennon Marchon, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil. E-mail: fabiolennon@id.uff.br.

Referências

D’Ambrosio, U. (1985). Socio-Cultural bases for Mathematics education. Transcrição de uma palestra realizada pelo autor. São Paulo: UNICAMP.

D’Ambrosio, U. (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Ed. Da Universidade Estadual de Campinas.

D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. São Paulo: Ática.

D’Ambrosio, U. (2011a). Etnomatemática: Elo Entre as Tradições e a Modernidade. Coleção tendências em Educação Matemática, 4. Belo Horizonte: Autêntica.

D’Ambrosio, U. (2011b). Uma História Concisa da Matemática no Brasil. Petrópolis: Vozes.

Genett, G. (2009). Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê.

Marchon, F.L. (2018). A Poética, a Retórica e a Narrativa do Mundo do Texto Etnomatemático d’ambrosiano. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense.

Moises, M. (2012). A criação literária: poesia e prosa. São Paulo: Cultrix.

Muniz, N. C. (2013) Relatos de memórias: a trajetória histórica de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (1988-2013)]. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Reuter, Y. (2014). A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: Difel.

Ricoeur, P. (1978). O Conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Tradução Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA.

Ricoeur, P. (1990) Interpretação e ideologias. Tradução Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Ricoeur, P. (2007). A Memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Ricoeur, P. (2011a). Escritos e Conferências 2: Hermenêutica. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Edições Loyola.

Ricoeur, P. (2011b). Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70.

Ricoeur, P. (2012a). Tempo e narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2012b). Tempo e narrativa 2: A configuração do tempo na narrativa de ficção. São Paulo: Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2012c). Tempo e narrativa 3: O tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2013). O Discurso da Ação. Lisboa: Edições 70.

Ricoeur, P. (2014). O si-mesmo como outro. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Wmf Martins fontes.

Ricoeur, P. (2015). A Metáfora Viva. Tradução Dion Davi Macedo. Coleção Leituras Filosóficas. São Paulo: Edições Loyola.

Veyne, P.M. (1982). Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

White, H. (2014). Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

MARCHON, Fabio Lennon. Educação Matemática, História e Ficção na Etnomatemática. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 5, p. 1–5, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10813. Acesso em: 1 fev. 2026.