MESMO CANSADOS, AINDA ESTAMOS AQUI

OS OLHARES DE PROFESSORES PÓS-PANDEMIA DE COVID-19

Abstract

Após três anos da chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil ainda é possível observar as mudanças e desastres ocasionados pelo vírus. Muitas dessas consequências árduas foram sentidas em muitos aspectos da sociedade, e a educação não ficou de fora desta conta. Com a chegada do contágio rápido, o distanciamento social provocou a chegada de um ensino remoto. Modalidade essa que trouxe muitas dificuldades para os discentes e seus familiares, mas sobretudo aos professores e a gestão dessas unidades. Pensando no contexto atual, como esse cenário pós-pandemia continua afetando esses docentes? É com base neste questionamento a gênese deste trabalho, a qual possui como objetivo discutir sobre os aspectos da vivência de professores posterior ao período crítico da pandemia de Covid-19. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de caráter integrativo, realizando buscas nas seguintes bibliotecas virtuais: Scielo, BVS Brasil, Pepsic e Lilacs. Foram selecionadas publicações em língua portuguesa e datadas do período que compreende os anos de 2022 e 2023. Ficaram de fora desta investigação entrevistas, resumos, resenhas e publicações que fogem do escopo deste estudo. Os resultados apontam para a presença de um adoecimento desses docentes, ocasionados pela falta de políticas públicas e apoio na gestão das adversidades pandêmicas sentidas no ensino remoto. Além disso, esse sofrimento também é gerido por questões relacionadas a perdas e lutos sentidos desde a pessoas significativas como no próprio campo escolar. Conclui-se a necessidade de um olhar não somente para as atividades desses professores, mas para o próprio bem-estar, a qual reflete diretamente na postura profissional, mas acima de tudo no cuidado a qual reflete a gênese de uma boa educação.

Autor/innen-Biografie

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, UFSM

Psicólogo, graduado em Psicologia (Centro Universitário Facid | Wyden), mestre em Psicologia (Universidade Federal de Santa Maria), assistente de pesquisa pela Fiocruz Piauí e docente na Universidade Estadual do Maranhão, campus Caxias/MA.

Literaturhinweise

BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.
CALDAS, Calila Mireia Pereira; SILVA, Joilson Pereira da; SANTOS, Karine David Andrade. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Roteiro, v. 47, p. e27751-e27751, 2022.
GATTI, Bernardete Angelina; SHAW, Gisele Soares Lemos; PEREIRA, Jocilene Gordiano Lima Tomaz. Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 511-535, 2021.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
Veröffentlicht
2023-11-05
Rubrik
Resumos Expandidos