v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE AÇÃO FORMATIVA NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Educação Geográfica, Ensino Cartográfico, Proposta de Ação.

Resumo

Compreender como o espaço geográfico é organizado, normatizado e estruturado pela sociedade, interpretando como os fenômenos ocorrem nesses espaços, é objeto de análise da Geografia. Dentre os inúmeros saberes produzidos pela Geografia, a Cartografia é uma das que mais se destaca pela possibilidade de abrangência do seu uso, nos mais variados campos do conhecimento e saber. E, com o avanço de novas tecnologias e ferramentas de processamento de dados, a Cartografia assumiu novos papéis e alcançou novos patamares na vida das pessoas. Com isto, essa proposta de ação formativa visa contribuir para a construção de conhecimentos e saberes na constituição de jovens-cidadãos através do ensino da ciência geográfica, com ênfase no uso da Cartografia, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino do município de Corumbá – MS, município que está localizado na fronteira oeste brasileira, na fronteira com a Bolívia. Para isto, definiu-se que a metodologia desta atividade de ação será de caráter aplicada com a abordagem do problema de forma qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso, com o enfoque de pesquisa exploratória, já que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses (GIL, 2008). Ao final do ano letivo, espera-se que os concluintes obtenham, além da titulação dos módulos que estavam matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), alternativa profissional com o uso dos conhecimentos de geotecnologias, permitindo-lhes o acesso ao mercado de trabalho e renda, ampliando as suas possibilidades de emancipação econômica.