O ESTADO DA QUESTÃO COMO METODOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DOS CAMINHOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
- Estado da questão,
- Escolas ribeirinhas,
- Centro-oeste,
- Objeto de pesquisa
Resumo
Este trabalho é fruto da disciplina de Seminário de Pesquisa em Processos Formativos, Práticas Educativas, diferenças do curso de mestrado do PPGEdu. Tal disciplina possibilita que os alunos compreendam as metodologias de levantamentos partindo pelo estado da questão, estado do conhecimento e estado da arte. A partir disso, esse trabalho teve como objetivo analisar trabalhos que faziam alguma menção às escolas ribeirinhas da região centro-oeste. De modo a não só encontrar as lacunas existentes em relação à temática, como também realizar um estado da questão para compreender o objeto de pesquisa do mestrado. Então, o mapeamento das produções científicas relacionadas aos objetos de pesquisa é um ato necessário para os iniciantes no processo da pós-graduação. Pois, é nesse processo que a construção da pesquisa se molda para agregar no conhecimento científico do campo da Educação.