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A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GLOBAIS

Publicado July 22, 2025

Resumo

A pesquisa investiga a internacionalização da educação superior no Mato Grosso do Sul, com foco nas instituições UFMS, UFGD e UEMS, e busca compreender seus impactos na formação de cidadãos globais. O objetivo é analisar as políticas e práticas de internacionalização, utilizando os conceitos de capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu como base teórica. A metodologia abrange uma análise crítica da literatura e políticas educacionais, bem como a relação entre o processo de internacionalização e o projeto da Rota Bioceânica, que conecta o estado a outros países do Mercosul. Os resultados mostram que a internacionalização tem potencial para ampliar o capital cultural dos estudantes e promover a cidadania global, embora possa também reproduzir desigualdades sociais. A pesquisa conclui que, para que a internacionalização seja inclusiva e transformadora, é necessário que as instituições adotem estratégias que contemplem a diversidade e garantam acesso equitativo às oportunidades globais. A contribuição do estudo reside na ampliação do debate acadêmico sobre a internacionalização em contextos regionais e na aplicação das teorias de Bourdieu para uma análise crítica dos impactos sociais e educacionais desse processo.