v. 3 (2024)
Artigos

A MÚSICA BRASILEIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA SOBRE A ANÁLISE DE “VACA PROFANA” E SUAS REPRESENTAÇÕES

Publicado July 22, 2025

Resumo

O presente trabalho procura investigar as possibilidades do uso da música brasileira como recurso didático para o ensino de história. Para isso, busca analisar um caso específico: a música “Vaca Profana” – de autoria de Caetano Veloso. A metodologia empregada se baseia em pesquisa bibliográfica e documental. Uma discussão teórica sobre o uso da música para o ensino de história será realizada bem como uma análise mais pormenorizada da música em questão. A música “Vaca Profana” foi lançada em 1984, mas antes disso foi censurada pela ditadura civil-militar. Este estudo se concentra nas razões alegadas como justificativas para a censura da obra. Além dos aspectos estéticos da análise da música, se intenta entender o sentimento estético na história. A pesquisa assinala como resultado que a música brasileira pode ser um recurso interessante para o ensino de história. Ao favorecer a criatividade, a valorização da arte e fomentar a criticidade, a música como recurso para o ensino de história pode contribuir para atividades pedagógicas dinâmicas, favorecendo a participação e o interesse dos estudantes.