v. 4 (2025)
Artigos

O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ATUA NAS EMEIS DE CAMPO GRANDE - MS EM RELAÇÃO AO PROTAGONISMO INFANTIL

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Protagonismo Infantil,
  • Educação Física,
  • Educação Infantil

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como tema: Formação e prática pedagógica do professor de Educação Física nas EMEIs de Campo Grande - MS: (im)possibilidades para o protagonismo infantil. No entanto, este estudo tem por objetivo descrever o entendimento do professor de Educação Física que atua nas Escolas de Educação Infantil no Município de Campo Grande – MS em relação ao protagonismo infantil. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Na qual,  foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Física que atuavam no grupo 3.  Os dados produzidos nas entrevistas foram transcritos e interpretados utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os principais achados foram: que os professores de Educação Física tem entendimentos diferentes de protagonismo infantil; que alguns percebe a  criança  como um sujeito que cria e recria seus universos culturais e sociais; a criança como o centro das práticas pedagógicas, considerando  suas falas e interesses; e por último  a participação efetiva da crianças nas atividades proposta, ter uma escuta sensível, considerar suas vivências e experiências. No entanto, em nenhum momento foi relatado, a criança como um sujeito de direitos, mas podemos perceber que de forma implícita os docentes tem realizado práticas que tem considerado os direitos das crianças.