v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

O PROFESSOR DE APOIO E A CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Educação Infantil; Transtorno do Espectro Autista; Professor de apoio.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema as contribuições que o professor de apoio pode trazer para uma sala de aula com alunos com Transtorno do Espectro Autista, e qual é o seu papel para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é discutir a importância e possibilidades de atuação do professor de apoio para o autista. O trabalho foi conduzido como uma revisão de literatura. Também ocorreu a consulta à legislação brasileira no campo da Educação Especial. A busca de produções científicas foi realizada nas bases digitais Scielo e Capes. Foram selecionados trabalhos publicados entre 2008 e 2021, por serem mais recentes, escritos em língua portuguesa. Dentre os principais desafios no ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista, destacou-se a falta de preparo de muitos professores para a realização desta tarefa. A análise das pesquisas sobre o professor de apoio em salas de aula inclusivas reforçou a importância do investimento em conhecimento especializado, como também os benefícios de sua atuação