v. 4 (2025)
Artigos

A DOCÊNCIA COMO TRABALHO INVISÍVEL: A SUPEREXPLORAÇÃO COMO OBRIGAÇÃO

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Docência,
  • Trabalho Docente,
  • Superexploração do trabalho

Resumo

O presente trabalho, resultado de atividade de pesquisa na disciplina Educação e Trabalho, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, apresenta como objetivo analisar a jornada de trabalho do professor e investigar como a superexploração profissional afeta no ensino. Para isso, recorrerá às contribuições da obra “A experiência do trabalho e a educação básica”, de Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta e “O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas”, de Maurice Tardif e Claude Lessard com o intuito de problematizar os dados levantados na pesquisa. Essa análise será feita com base em pesquisa empírica, realizada a partir de entrevista feita a uma docente temporária da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.